Qual o custo total dos equipamentos, instalação, mensalidade e o custo-benefício em comparação com sistemas tradicionais com fios?
Resposta: O custo total envolve a central (o cérebro do sistema), o painel de interfones externo, a instalação, a mensalidade do serviço de conectividade (a recarga do chip na operadora) e a manutenção, que é bem menor do que a cobrada em um sistema convencional.
Benefícios imediatos visíveis: eliminação de fiação interna nos apartamentos e da rede de cabos no prédio todo, o que resulta em redução de problemas de manutenção com cabeamento.
A conveniência de se poder atender os interfones de qualquer lugar, pelo celular.
A longo prazo, a manutenção é mais simplificada e as melhorias em segurança e gestão de acesso justificam o investimento.
Mas, quanto custa realmente? – Só os equipamentos necessários, não levando em conta a instalação que vai variar de lugar para lugar, custam o mesmo que os equipamentos necessários para montar um sistema de interfonia com fios e aparelhos de interfones em todos os apartamentos. O ganho se dará no menor custo de implantação do sistema, menor custo de manutenção, maior durabilidade, mais segurança e mais conforto para todos os condomínios.